Roda de Encontros matutaí - O presente de estar preseente



Vera Iaconelli

À convite da Revista Pais & Filhos, no último dia 29 de agosto tivemos o privilégio de participar do primeiro dia da roda de encontros matutaí. Foi um papo delicioso que me tirou daquela zona de culpa sabe?

O encontro aconteceu na Livraria da Vila - Unidade Fradique Coutinho, que fica na Rua Fradique Coutinho, 915, mas antes de contar tudo para vocês, quero mostrar que fomos recebidas com um almoço delicioso, a livraria conta com um espaço aconchegante para um café, um ponto de encontro bem bacana.

 santo grão

Então vamos la para as minhas impressões...

Sempre estou presente na vida do Lucas e se algo sai errado sempre estava eu ali me culpando e achando que deveria ter feito diferente, não acredito que as coisas irão mudar do dia para noite, mas essas conversas sempre nos levam a enxergar algo que não queremos ver: Somos boas mães sim, fazemos o melhor para nossos filhos e por mais que desejamos, nem tudo sairá da forma que gostaríamos, então, bora jogar a culpa para o alto e viver o melhor com nossos filhos.

Algo interessantíssimo foi falado pela Vera no encontro e que quero dividir com vocês é, na verdade uma pergunta: Você já parou para pensar que criamos nossos filhos para serem orfãs? numa conta rápida mais ou menos 40 anos eles serão orfãs. Criamos, amamos, educamos, ensinamos, mas quando adultos não temos mais poder sobre eles, eles irão voar outros ares e nem sempre vão se importar com nossa opinião. Essa é a vida natural.

Nós transmitimos para nossas crianças informações da nossa cultura, nossos costumes, ensinamos a dar bom dia, boa tarde, boa noite, mas nossa cultura descarta o que vem antes, por exemplo o IPhone bom é o que será lançado.

Outra questão transmitida para nossas crianças é o inconsciente, mesmo sem falar sobre o assunto, as crianças já sabem sobre aquilo, não é mesmo? Quantas vezes paramos para pensar, nossa, mas como eles sabem disso? eles simplesmente sabem, essa é nossa geração.

Na verdade, não se pode ter sempre ganha ganha, sempre você perderá algo, se você ficar mais com seu filho, provavelmente perderá aquela promoção tão almejada no trabalho, e se ficar mais no seu trabalho, provavelmente perderá o dia em que seu filho andará pela primeira vez.

Isso deveria ser natural, sem culpa, devemos nos encontrar e achar o que é melhor para nós como pais naquele momento, agir e lançar para longe a culpa. sabe por que? Porque um filho não precisa de uma mãe com manual, ele precisa de uma mãe e um pai que o ame, só isso!

Bom, eu amei a palestra e fico feliz poder vir dividir um pouquinho dela com vocês! 

A roda de encontros acontecerá até o final do ano, deixo toda programação para vocês, garantam já a sua inscrição.

beijos, até a próxima,

Comentários